keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Agosto Dourado destaca a importância da amamentação para o desenvolvimento pleno do bebê

Santa Catarina dispõe de 14 bancos de leite e mais 10 postos de coleta cadastrados na Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano

Foto: Pixabay/Divulgação

Considerado o alimento mais completo para os bebês, o leite materno sacia a fome, contribui para a melhora nutricional, reduz a chance de obesidade, hipertensão e diabetes, diminui os riscos de infecções e alergias, além de provocar um efeito positivo na inteligência e no vínculo entre mãe e bebê.

Os benefícios já são amplamente conhecidos e o Agosto Dourado vem para reforçar a sua importância. Em alusão ao mês, unidades da Secretaria de Estado da Saúde prepararam ações, destacando não somente a importância da amamentação como também a doação do leite materno. A recomendação mundial é de que o aleitamento deve ser exclusivo até os 6 meses e complementado com adição de alimentos variados até os 2 anos ou mais.

A Campanha Nacional de Amamentação deste ano tem como tema Apoiar a amamentação é cuidar do futuro. Segundo a Organização Mundial da Saúde, seis milhões de vidas são salvas a cada ano por conta da amamentação. Os dados do Ministério da Saúde apontam que, no Brasil, quase 46% dos bebês de até seis meses de vida são amamentados no seio de forma exclusiva e cerca de 60% recebem o leite materno até os dois anos.

Para o pediatra e neonatologista Gean Carlo Rocha da Maternidade Carmela Dutra, a falta de orientação é uma das principais causas do insucesso da amamentação. “A instrução para as mulheres deve iniciar já no programa de assistência ao pré-natal, desde as primeiras consultas as mães devem receber informações, orientações para se prepararem para o momento de amamentar”, reforça.

Santa Catarina dispõe de 14 bancos de leite e mais 10 postos de coleta cadastrados na Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, a qual é ligada à Fiocruz. Os Bancos de Leite Humano (BLH) são estruturas, geralmente localizadas em maternidades, que possuem unidades de tratamento intensivo neonatal, e têm a função de coletar, processar, estocar e distribuir o leite humano doado. Além dessa função, os BLHs atuam no apoio às mães com dificuldades na prática da amamentação.

O leite doado é importante para evitar a morte e promover o crescimento e o desenvolvimento de bebês internados em unidades de cuidados intensivos, devido ao nascimento prematuro ou com baixo peso, e que não conseguiram receber o leite da sua própria mãe. A quantidade de 300ml de leite doado pode servir a 10 bebês prematuros. O Brasil é referência mundial na doação.

História

Em 1991, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) deram início, nos Estados Unidos, à campanha. No Brasil, as atividades iniciaram em 1999 e desde então ocorrem anualmente. No ano de 2017, foi sancionada a Lei de nº 13.435, que estipula no calendário oficial do país no mês de agosto como o Mês do Aleitamento Materno. A cor dourada foi escolhida pelo leite materno ser o melhor e mais saudável alimento, sendo padrão ouro.

:: Para encontrar um Banco de Leite Humano mais próximo, acesse este link: https://rblh.fiocruz.br/localizacao-dos-blhs

Fonte: Visor Notícias

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Polícia concede selo “Balada Segura” para discotecas e boates do Estado

O objetivo é valorizar os estabelecimentos que adotem boas práticas e garantir maior segurança em prol dos frequentadores

Geral

Master Clean reinaugura grande loja em Porto Belo

Amigos, familiares e clientes participaram do evento de reinauguração da Master Clean

Geral

Tudo pelo celular! Jovem fica de ‘ponta cabeça’ para tentar recuperar iPhone 13 em SC; Veja o vídeo

A história ganhou repercussão após uma página de humor na internet publicar o vídeo

Geral

Chega ao Brasil embarcação de luxo da Azimut Yachts de 17 metros de comprimento

Azimut 56, fabricada na unidade brasileira da marca, é equipada com 2 motores Volvo 725HP que atingem 32 nós de velocidade máxima

Mais notícias

Geral

Polícia concede selo “Balada Segura” para discotecas e boates do Estado

O objetivo é valorizar os estabelecimentos que adotem boas práticas e garantir maior segurança em prol dos frequentadores

Segurança

Estrangeiro que abusou de criança de 9 anos e estava foragido da Interpol é preso em SC

Ação conjunta entre Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Federal (PF) prendeu idoso de 77 anos