keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Agentes de epidemiologia levam prevenção da dengue aos lares em São José

Inspeção nas casas ocorre a cada três meses; cuidados com vasos de plantas são essenciais para evitar proliferação do mosquito

MGauto5091 Visor Notícias

“Bom dia, Secretaria da Saúde!” Assim a agente de saúde epidemiológica Maria Letícia Nastari inicia diariamente o trabalho formiguinha de disseminar nos lares josefenses a informação de que prevenir é o melhor caminho quando o assunto é dengue. Nessa terça-feira (26), a agente epidemiológica esteve visitando famílias em Areias, região considerada pelo boletim epidemiológico como de maior concentração dos focos do mosquito Aedes Aegypti. Lá, foram detectados 251 focos no período compreendido de janeiro a julho deste ano.

Há 15 anos atuando como agente, Letícia percorre a pé aproximadamente um quarteirão por dia, visitando de 20 a 30 residências. A primeira casa vistoriada no dia 26 foi a de Mirian Bernardes, de 51 anos. Logo na entrada do imóvel, de muro verde, foi possível identificar várias espécies de plantas e flores; um dos primeiros desafios são as aquáticas. Nesse caso, a recomendação é uso de jatos de água, de três em três dias, para que, se houver ovos, estes serão removidos. Entre as espécies, a bromélia é uma mais comuns a acomodar larvas.

Assim como Letícia, dona Mirian sente-se à vontade com o trabalho, já que a cada três meses recebe a visita da agente. Após repassar os vasos de plantas, canteiros com terra, a vistoria segue por outros ponto como o bebedouro do cachorro que, se não for devidamente lavado, pode abrigar no limo os ovos das larvas do mosquito.

Feita a vistoria, dona Mirian recebe a boa notícia da agente: a casa está livre do mosquito e, como prova disso, é assinalado a visita na ficha da vigilância afixada atrás da porta da casa. Antes de deixar o endereço, Letícia orienta dona Miriam a verificar os itens da casa uma vez por semana. E em caso tenha alguma dúvida, recomenda que entre em contato com o posto de saúde.

ISCA PARA O MOSQUITO

De acordo com a agente de saúde, o loteamento Ana Clara é a região do bairro Areias com maior incidência do mosquito, pois os terrenos costumam ter entulhos descartados, dificultando o acesso dos profissionais. Nesta semana, foram identificadas duas residências com larvas em um vaso sem plantas e outra, na água de um animal.

Quando são identificadas as larvas do mosquito, é realizado o tratamento em um raio de 300 metros. Uma das estratégias para detectar os pontos onde há maior proliferação do mosquito é o uso iscas para o inseto. Na prática, os agentes escolhem um local sem recipientes de água. Lá, penduram a metade de um pneu, preenchido com água, que funciona como sinalizador da existência ou não de mosquito. O pneu é colocado num lugar escuro de maneira a chamar a atenção do transmissor da dengue. Em Areias, um dos pontos estratégicos é uma mecânica.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Segurança

Homem é preso após furtar trator no Oeste

Ele estava transitando com o trator pela rodovia quando foi abordado pela polícia

Segurança

Médico morre após grave acidente na BR-282 no Oeste de SC

Ele não resistiu aos ferimentos e morreu na tarde desta quarta-feira (24)