O Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, retomou as operações nesta sexta-feira (18) após mais de 160 dias fechado devido às enchentes de maio. A cerimônia contou com a presença dos ministros Paulo Pimenta (Secom) e Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), que chegaram no primeiro voo a pousar no terminal desde a tragédia. A nova pista, agora em funcionamento, é um marco da colaboração entre governos e companhias aéreas para a recuperação do principal hub aéreo da Região Sul.
A reabertura faz parte de um esforço de R$ 426 milhões do Governo Federal para reparar os danos e garantir o retorno seguro das operações. Durante a primeira fase, o aeroporto funcionará com 80% de sua capacidade, operando voos nacionais. O terminal será expandido com a conclusão de mais 1.400 metros da pista até dezembro, elevando a movimentação para 122 voos diários e transportando cerca de 16 mil passageiros por dia.
Com a retomada dos voos e a proximidade das festas de fim de ano, cidades turísticas do Rio Grande do Sul devem dobrar a ocupação hoteleira, impulsionando o turismo local. A expectativa é que o setor funcione em plena capacidade até o primeiro trimestre de 2025, consolidando a recuperação econômica do estado.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.