keyboard_backspace

Página Inicial

Saúde

Adolescente é o quarto caso suspeito no Brasil de varíola dos macacos

Jovem começou a apresentar manchas avermelhadas pelo corpo, com rupturas de lesões na região peniana, mãos e pés

Imagem Ilustrativa

Mais um caso suspeito de varíola dos macacos foi registrado no Brasil. A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, informou que um adolescente de 16 anos é o quarto caso suspeito no país. Conforme o órgão, ele esteve na Bolívia e está internado e isolado em um hospital de Corumbá, município do Estado. 

O jovem chegou a se consultar com um médico neurologista em 26 de abril, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. Ele mora na cidade boliviana Porto Quijarro. Quando chegou a Comrumbá, neste domingo (29), ele foi isolado. A internação aconteceu em 30 de maio.

De acordo com a mãe do adolescente, ela e o filho não tiveram contato com ninguém com sintomas similares ao dele, mesmo em emergências lotadas do país vizinho. Ainda na Bolívia, o jovem começou a apresentar manchas avermelhadas pelo corpo, com rupturas de lesões na região peniana, mãos e pés.

A SES explicou que, quatro dias após a troca de um medicamento, o jovem começou a apresentar lesões avermelhadas e arroxeadas nos membros superiores, que evoluíram com disseminação para o tronco, membros inferiores, boca e a região genital. Outras lesões inflamadas foram detectadas no couro cabeludo e tórax, além de febre (38,5ºC), ínguas na cervical, axilar e virilha.

Quatro casos suspeitos da doença no Brasil

No Brasil, este é o quarto caso suspeito da doença. Há ainda suspeitas em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Ceará.  Em SC, o caso é de uma moradora de 27 anos de Dionísio Cerqueira, no Oeste.

O que é a varíola dos macacos?

A varíola dos macacos é uma doença infecciosa. Ela é considerada endêmica em partes da África Ocidental e Central. A transmissão ocorre por contato próximo com o doente. Os sintomas são: dores de cabeça, dores no corpo, nódulos linfáticos inchados, cansaço, erupções cutâneas nas mãos e pé.

Fonte: Visor Notícias

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Saúde

Município de Itajaí reforça cuidados contra doenças respiratórias no inverno

Unidades de saúde devem ser procuradas em casos leves, já as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) atendem casos moderados e graves

Saúde

SC registra seis casos suspeitos de hepatite infantil misteriosa

A Dive/SC não deu detalhes sobre o sexo, a idade e a cidade dos casos suspeitos

Saúde

Secretaria de Saúde de BC estende horário de vacinação no posto Central

É necessário apresentar documento com foto e carteira de vacinação, para que o profissional de saúde verifique quais vacinas devem ser aplicadas

Saúde

Secretaria de Saúde de BC estende horário de vacinação no Posto Central

Contra a gripe, estão aptos a imunização a população em geral, exceto bebês até seis meses de idade

Saúde

Santa Catarina é o 2º Estado do Brasil com mais morte de dengue

Foram contabilizados 585 mortes desde janeiro até o dia 20 de junho

Mais notícias

Política

Bolsonaro deve exonerar presidente da Caixa após denúncias de assédio

Bolsonaro disse a Pedro Guimarães que denúncias de assédio são ‘inadmissíveis’, segundo aliados

Geral

Pais pedem demissão de professora: ‘Seu corpo distrai os alunos’

O perfil na internet da educadora também tem causado polemica devido a fotos ousadas