keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Administração do Mirante do Encanto será concedida a iniciativa privada

Secretária de Turismo, Cultura, Lazer e Desenvolvimento Sustentável acredita que a alternativa para manter o atrativo é uma PPP (Parceria Público-Privada)

O acesso ao Mirante do Encanto, no bairro Canto da Praia, poderá deixar de ser gratuito nos próximos meses. A Secretaria de Turismo, Cultura, Lazer e Desenvolvimento Economico estuda uma alternativa para privatizar o local. Segundo a secretária da pasta, Noeli Thomé, informou que a concessão é a única forma de viabilizar o turismo no mirante e, principalmente, para consertar o elevador panorâmico. 

Durante o Seminário de Turismo de Itapema, organizado pelo Comtur (Conselho Municipal do Turismo), neste segunda-feira, 28, Noeli falou abertamente do assunto com dezenas de empresários do setor. Segundo ela, as medidas necessárias serão tomadas em breve. “Estamos na fase de planejamento. Esse equipamento vai ser um forte atrativo turístico. Vamos colocar um palco e colocar os artistas locais e trilhas. Estamos muito otimistas”, resaltou.

Embora ainda não tenha ocorrido o lançamento da licitação, a secretária está otimista em contar com a adminsitração de parceiros no próximo verão. “Estamos na fase da burocracia. Queremos que já esteja funcionando nesta temporada”, projeto Noeli. O procedimento teve o aval da Câmara de Vereadores de Itapema, que aprovou um projeto de PPP (Parceria Público-Privada).

O mirante fica localizado no topo do Morro do Encano, no bairro Canto da Praia. A estrutura foi inaugurada em abril de 2012 e fez parte de um pacote de obras alusivas ao aniversário de 50 anos de Itapema. A obra custou R$ 1.725.315,07. Entre agosto e setembro de 2014 o local foi fechado para manutenção. 

O Mirante do Encanto tem 26 metros de altura e sua base está 130 metros acima do nível do mar. A estrutura é formada por 338 metros quadrados de área construída, divididos em quatro níveis de utilização para o público. No primeiro há um acesso por meio de escadas e rampas, estacionamento para deficientes físicos e banheiros adaptados, além do acesso ao elevador panorâmico. O nível dois oferece praça urbanizada, com playground, mirantes com vista para a Praia da Mata de Camboriú, bancos, paisagismo e iluminação especial. No terceiro nível os visitantes terão uma visão panorâmica de Itapema, Porto Belo e Oceano Atlântico. Já no ponto mais alto aberto aos visitantes está disponível uma visão 360º de toda Costa Esmeralda.

 

 

 

Cidades

Frigorífico da Grande Florianópolis aproveitava carnes vencidas em produtos processados e embutidos

A Polícia Civil de Biguaçu, na Grande Florianópolis, abriu inquérito para investigar um frigorífico que utilizava carnes vencidas em alimentos processados. O estabelecimento foi fiscalizado e autuado pela Vigilância Sanitária da cidade em uma ação […]

Cidades

Secretaria da Agricultura interdita cultivos de ostras e mexilhões da Ponta de Baixo, em São José

Está proibido retirar e comercializar ostras, mexilhões, vieiras, berbigões e seus produtos, inclusive nos costões e beira de praia dessa área

Cidades

Itajaí é a cidade com os imóveis de maior valorização do Brasil

Variação mensal do preço de venda de imóveis residenciais foi de 1,56% em março

Cidades

Prefeito de Itapoá visita Porto Belo para conhecer Leis e Projetos

O objetivo da visita foi conhecer os projetos futuros e obras custeadas por outorga onerosa, regulamentada em Porto Belo através da Lei Complementar 42/2012

Cidades

Audiência Pública discute LDO e PPA em Porto Belo

A Lei de Diretrizes Orçamentárias, - LDO, estabelece as metas e prioridades da Administração Pública para o exercício financeiro seguinte, orientando a elaboração e execução do Orçamento

Mais notícias

Segurança

Vídeo: Motorista embriagado causa engavetamento na BR-101

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Corpo de Bombeiros Voluntários atenderam a ocorrência