keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Acadêmico da Univali é finalista do Concurso Estudos Deca

O projeto concorre na categoria “Banheiro de estação de trem ou metrô”, com a proposta de um banheiro democrático, contemporâneo e "sem gênero"

Jeferson Branco, aluno do 9º período do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) é um dos finalistas do Concurso Estudos Deca, na categoria “Banheiro de estação de trem ou metrô”, com o projeto intitulado “Banheiro (a), um banheiro para… pessoas!”.

 

O acadêmico compõe a equipe do Núcleo de Concursos de Projeto (NCPro) da Univali e desenvolveu, sob orientação do professor Eduardo Baptista Lopes, responsável pelo Núcleo, a proposta de um banheiro democrático, contemporâneo e “sem gênero”. O projeto garante, por exemplo, segurança às crianças e acesso a tutores de pessoas com deficiência ou que simplesmente precisam estar acompanhadas, no banheiro. “Nós destruímos as barreiras que existiam e transformamos dois banheiros em um único espaço, de cuidado mútuo”, explica o aluno de Arquitetura e Urbanismo.

Para o professor orientador, o espaço projetado é criativo e inovador, distante do sistema ultrapassado e engessado que é vivenciado hoje: “Suas ideias são um motor de transformação para a reestruturação dos espaços públicos, imbuídas de significado, linguagem contemporânea e boas práticas, por meio de soluções sustentáveis e inclusivas”, opina.

O Concurso Estudos Deca é um prêmio em âmbito nacional, voltado para estudantes de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores, subdividido em quatro categorias. Em 2016, a equipe do NCPro, formada pelo acadêmico Artur Guilherme Bernardoni e pelo professor orientador Eduardo Baptista Lopes, foi vencedora da categoria “Banheiro como Equipamento Urbano – Praia”. O prêmio contempla 12 finalistas, três em cada uma das quatro categorias. Os primeiros colocados receberão um iPad, terão direito à publicação na Revista Casa Claudia, assinatura da mesma e visibilidade no Espaço Deca, com o trabalho exposto por determinado período, no local.

A festa de premiação final da edição 2017 será no dia 5 de outubro, no Museu de Arte de São Paulo (MASP), em São Paulo (SP)

Cidades

Prefeitura de Florianópolis decreta situação de emergência após chuvas

Segundo informações da Defesa Civil, foram mais de 30 de ocorrências

Cidades

Mãe e filha morrem durante deslizamento em Florianópolis

Os bombeiros ainda trabalham no atendimento da ocorrência na tarde deste domingo, mas já confirmaram que os dois corpos foram encontrados

Cidades

Surfista é atacado por animal marinho em Navegantes

Não é possível afirmar qual animal marinho atacou o surfista

Cidades

Chuva forte causa estragos em Florianópolis e interrompe o trânsito da SC-401

Todas as equipes da prefeitura trabalham nas ruas neste domungo (24)

Cidades

Gor resgatada cachorro vítima de maus-tratos em Itapema

O caso foi encaminhado para a Polícia Civil para que seja apurado os fatos e o proprietário seja punido conforme prevê o Art. 32 da Lei 9605/98

Mais notícias