keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Acadêmico da Univali é finalista do Concurso Estudos Deca

O projeto concorre na categoria “Banheiro de estação de trem ou metrô”, com a proposta de um banheiro democrático, contemporâneo e "sem gênero"

Jeferson Branco, aluno do 9º período do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) é um dos finalistas do Concurso Estudos Deca, na categoria “Banheiro de estação de trem ou metrô”, com o projeto intitulado “Banheiro (a), um banheiro para… pessoas!”.

 

O acadêmico compõe a equipe do Núcleo de Concursos de Projeto (NCPro) da Univali e desenvolveu, sob orientação do professor Eduardo Baptista Lopes, responsável pelo Núcleo, a proposta de um banheiro democrático, contemporâneo e “sem gênero”. O projeto garante, por exemplo, segurança às crianças e acesso a tutores de pessoas com deficiência ou que simplesmente precisam estar acompanhadas, no banheiro. “Nós destruímos as barreiras que existiam e transformamos dois banheiros em um único espaço, de cuidado mútuo”, explica o aluno de Arquitetura e Urbanismo.

Para o professor orientador, o espaço projetado é criativo e inovador, distante do sistema ultrapassado e engessado que é vivenciado hoje: “Suas ideias são um motor de transformação para a reestruturação dos espaços públicos, imbuídas de significado, linguagem contemporânea e boas práticas, por meio de soluções sustentáveis e inclusivas”, opina.

O Concurso Estudos Deca é um prêmio em âmbito nacional, voltado para estudantes de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores, subdividido em quatro categorias. Em 2016, a equipe do NCPro, formada pelo acadêmico Artur Guilherme Bernardoni e pelo professor orientador Eduardo Baptista Lopes, foi vencedora da categoria “Banheiro como Equipamento Urbano – Praia”. O prêmio contempla 12 finalistas, três em cada uma das quatro categorias. Os primeiros colocados receberão um iPad, terão direito à publicação na Revista Casa Claudia, assinatura da mesma e visibilidade no Espaço Deca, com o trabalho exposto por determinado período, no local.

A festa de premiação final da edição 2017 será no dia 5 de outubro, no Museu de Arte de São Paulo (MASP), em São Paulo (SP)

Cidades

Trânsito no Morro de Zimbros será interrompido nesta terça-feira (27)

O Governo do Município de Porto Belo, por meio do Departamento de Trânsito da cidade, informa que nesta terça-feira (27), o trânsito no Morro de Zimbros estará interrompido para que seja realizada mais uma parte […]

Cidades

Vídeos: Dilsinho e Tierry gravam videoclipe no Caixa d’Aço

As gravações devem aparecer no DVD da dupla Thiago e Graciano que contou com as participações de Dilsinho e Tierry

Cidades

Filho de empresário catarinense está desaparecido em Balneário Camboriú

Quem tiver qualquer informação pode entrar em contato pelo telefone WhatsApp 49 9 8863 6205, com a mãe Eliane

Cidades

Aulas de Pilates promovem qualidade de vida em Itapema

Em Itapema, a aula é oferecida gratuitamente para os moradores em vários polos e horários por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Desenvolvimento Econômico

Cidades

Vereador de Itapema solicita nova creche para o bairro Jardim Praiamar

O local já conta com um Centro de Educação Infantil e o vereador solicita a construção de uma nova Unidade

Mais notícias

Segurança

Homem é preso por estuprar a própria filha de oito anos

Um homem condenado por estuprar a própria filha foi preso na cidade de Joinville na última sexta-feira (24). O homem de 32 anos foi preso quatro anos depois de começar a estuprar a filha. Os […]

Economia

Petrobras anuncia alta de 9% no preço do diesel

Aumento já entra em vigor na quarta-feira (29)