keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Abraço à Vida e GM evitam suicídio

Uma das clientes, que é estagiária na Secretaria de Inclusão Social, viu a postagem e foi até o local.

Na tarde deste sábado (29), a equipe do Abraço à Vida – Programa de Apoio à Vida da Prefeitura de Balneário Camboriú, com apoio da Guarda Municipal, conseguiu evitar o suicídio de um jovem de 24 anos.

O homem, que é comerciante, postou em uma rede social uma mensagem de despedida. Uma das clientes, que é estagiária na Secretaria de Inclusão Social, viu a postagem e foi até o local. Ao chegar lá, o homem estava molhado e desencapando um fio de luz para cometer suicídio. Ela começou a conversar com ele e orientou que entrasse em contato com o Abraço à Vida. “Ele estava relutante, mas consegui que ele entrasse em contato com o Abraço para conversar com os profissionais do programa. Um pouco antes de ele fazer a postagem eu tinha ido ao estabelecimento e tinha achado ele estranho”, contou a estudante de pedagogia, Vitória Christina Ferreira.

Neste meio tempo, foram acionados a Guarda Municipal, por meio do Grupo de Resposta Rápida (GRR), a Polícia Militar e o SAMU, juntamente com a equipe do Abraço, que foram ao local. “Neste momento eu subi rapidamente no prédio onde eu estava, que é em cima do estabelecimento, e quando retornei ele estava tentando se suicidar. Voltei a conversar com ele, até que a GM chegou e iniciou o atendimento e em seguida a profissional do Abraço também chegou”, relatou Vitória.

A Guarda Municipal e a pedagoga do Abraço, que conversou com ele pelo celular, iniciaram mais uma etapa para evitar o suicídio. “Pedi pra ele cinco minutos para conversamos, ele aceitou me ouvir. Contou que queria acabar com a dor que estava sentindo. Conversamos bastante, até que ele desistiu e me abraçou”, contou a pedagoga do Abraço, Ivanir Maciel.

O paciente, que tem histórico de depressão, foi internado no Hospital Municipal Ruth Cardoso. Ele foi atendido pela secretária de Inclusão Social, que é psicóloga, Christina Barichello, que também atua na equipe do Abraço à Vida. A família dele, que é do Rio Grande do Sul, foi acionada e está vindo para a cidade. O paciente continua sendo atendido pelo Abraço.

ABRAÇO À VIDA

O Abraço à Vida é um programa permanente, com objetivo de ajudar quem estiver passando por algum problema sentimental, psicológico ou depressão. O programa adota estratégias de valorização à vida, onde todos os profissionais e entidades parceiros irão contribuir na superação e enfrentamento dessa condição. A campanha foi elaborada com auxílio de psicólogos, psiquiatras, Centro de Valorização à Vida (CVV) e também com auxílio dos personagens reais que relatavam suas histórias e preocupações.

O Abraço à Vida funciona 24h pelo telefone (47) 99982-2322, para ligações e whattsapp. No material de divulgação, um QR code direciona diretamente para o contato. O atendimento presencial é em dois polos – Espaço Família, na Rua Itália, 1059, Bairro das Nações, que atende das 13h às 19h e no Programa de Acolhimento e Inclusão Social (PAIS), situado na Rua Bom Retiro, 1251, Bairro dos Municípios, das 8h às 12h e das 13h às 18h. Grupos de apoio focais, com profissionais especializados para reuniões semanais também estão disponíveis.

Os atendimentos são exclusivos para moradores de Balneário Camboriú.

GRUPO FOCAIS DE APOIO

Igrejas de Balneário Camboriú realizarão Grupos Focais de Apoio, onde ocorrerão rodas de conversas sigilosas, organizadas por voluntários dispostos a apoiar pessoas que necessitam de ajuda.

Os espaços são abertos à toda comunidade e gratuitos. Veja:

Casa da Família- Igreja Luz da Vida, terças-feiras, 14h às 17h, Rua Uganda, 312, Bairro das Nações.

Ministério Frutificar, quartas-feiras, 17h, Rua Concórdia, 146, Bairro dos Municípios.

Convivência Cristã, quintas-feiras, 14h, Avenida do Estado, 1231, Bairro Ariribá.

Igreja Embaixada do Reino de Deus, quintas-feiras, 16h, Rua 1950, 915, Centro.

Igreja Sara Nossa Terra, quintas-feiras, 17h, Rua Israel, 505, Bairro das Nações.

Igreja Bola de Nove, quintas-feiras, 20h, Avenida do Estado, 762, Ariribá.

Outras igrejas de diversas religiões também abrirão grupos de apoio.Os horários e datas estão sendo organizados.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Pode faltar água em Porto Belo devido as obras de drenagem

O abastecimento das Ruas Hermógenes da Silva, Jacob Pereira Cruz, Antônio Stadler e Morro do Moreira está comprometido devido a esta manutenção

Cidades

Secretaria de Assistência Social promove capacitação do Cadastro Único em São José

Intuito do encontro é atualizar os profissionais e a sociedade civil sobre as mudanças realizadas pelo Governo Federal

Cidades

Porto Belo recebe dois novos veículos para a Secretaria de Saúde

Veículos serão utilizados para as demandas da Secretaria de Saúde

Cidades

Porto Belo lança Campanha do Agasalho com pontos de coleta em toda a cidade

Campanha “Aqueça um Coração Portobelense” foi lançada

Mais notícias

Geral

Vídeo: Âncora da CNN comete gafe e fala palavrão ao vivo

Internautas não perdoaram e vídeo viralizou na web

Segurança

Homem é preso por descumprir medida protetiva contra a ex-mulher em Gaspar

Ela possuía medida protetiva de afastamento e proibição de manter contato desde o ano passado