keyboard_backspace

Página Inicial

Mercado Imobiliário

Abastecimento de água quente em prédios altos é desafio para engenheiros

Seminário em Balneário Camboriú, nesta quinta-feira (20), irá discutir normas técnicas e abrir espaço para apresentação de inovações

Aquecimento-solar-coletor-tubo-a-vacuo-komeco1
Foto: Divulgação

Balneário Camboriú é exemplo no Brasil de uma tendência de verticalização e grandes alturas em empreendimentos residenciais e comerciais. A cidade tem os dez maiores prédios do Brasil, incluindo o mais alto deles, com 290 metros e 84 pavimentos. É ainda a segunda no ranking da proporção da população que mora em apartamentos – 57,22%, segundo o IBGE, perdendo apenas para Santos (SP).

Este novo contexto de ocupação urbana traz uma série de desafios para todos os setores envolvidos na construção civil e um deles é estratégico: garantir água com pressão e temperatura adequadas em todos os andares mesmo nos horários de pico de uso do chuveiro.

“A solução para estes casos envolve inovação e muito planejamento, pois cada projeto é único e necessita de soluções específicas”, afirma Ronaldo Yano, engenheiro da Komeco, empresa catarinense que tem um setor exclusivo para desenvolvimento de projetos para grandes empreendimentos, sejam residenciais, industriais ou hoteleiros.  Segundo ele, é necessário analisar três aspectos para identificar a melhor solução – o projeto arquitetônico, a disponibilidade de infraestrutura e o projeto hidráulico.

“No projeto arquitetônico, vamos identificar as demandas de uso – quantas unidades, números de dormitórios, se haverá água quente em outras áreas comuns como churrasqueira e cozinha, se os apartamentos serão entregues com torneiras e chuveiros, o que determina a vazão da água”, detalha. A disponibilidade de infraestrutura diz respeito à fonte de aquecimento disponível, se será solar, a gás ou com bombas de calor, por exemplo.

Com essas informações, chega o momento de verificar o projeto hidráulico, que deve garantir vazão da água, com pressão adequada e baixo tempo de espera. “Nesse caso, são definidas as bombas de pressurização e onde a água ficará armazenada”. O engenheiro explica que, normalmente, em projetos de grande porte, são implantados diferentes reservatórios ao longo do projeto para atender a pressurização máxima. “Por último, são necessários sistemas de automação que permitem o monitoramento do consumo e ajustes preventivos no funcionamento. Hoje o síndico de um edifício pode acompanhar na tela do celular diversos indicadores sobre o uso e a eficiência dos equipamentos”.

 “Hoje o síndico de um edifício pode acompanhar na tela do celular diversos indicadores sobre o uso e a eficiência dos equipamentos”, relata Ronaldo Yano. Através do aplicativo Connect Komeco, é possível controlar e monitorar a rede de soluções Komeco a qualquer hora e lugar. O app é o único do mercado capaz de detectar problemas e antecipar situações. Tudo isso na palma da mão.

Discussão técnica e soluções da indústria

Em função da complexidade, não por acaso a questão será tema do painel “Centrais Térmicas – Tecnologias em Distribuição, Pressurização, Controle e Tratamento para Grandes Edificações”, do 4º Seminário Técnico da Associação Empresarial Catarinense dos Instaladores de Aquecedores (AECIA), nesta quinta-feira (20), no Centro de Eventos Ocean Place, em Balneário Camboriú,  O evento reunirá cerca de 250 pessoas, entre profissionais de instalação, da construção civil, de escritórios de arquitetura e lojistas.

No evento, a Komeco vai apresentar aos instaladores o portfólio de produtos que inclui soluções para necessidades diversas. “Iremos mostrar nosso portfólio de soluções em aquecimento de água e sistemas hidráulicos que agregam inovação e tecnologia para grandes empreendimentos, entre outros”, antecipa Jaciel Zawadski, gerente comercial nacional da Komeco.

Sobre a Komeco

Fundada em 1992, em Palhoça (SC), a Komeco atua nas áreas de aquecimento de água, soluções hidráulicas, soluções para piscinas, geração de energia solar, carregamento elétrico de veículos, climatização e ventilação. Entre os diferenciais da companhia estão a tecnologia própria, 100% nacional, em todas as áreas de atuação e a oferta de suporte técnico especializado.  A empresa atende todo o país, de consumidores residenciais e comerciais a grandes empreendimentos industriais e hoteleiros. Saiba mais em www.komeco.com.br.

Serviço

O quê: 4º Seminário Técnico da Associação Empresarial Catarinense dos Instaladores de Aquecedores (AECIA), com a participação da Komeco.

Quando: Quinta-feira, 20 de junho, das 9 às 17h

Onde: Centro de Eventos Ocean Place, em Balneário Camboriú.

Informações: www.aecia.net.br/4o-seminario-tecnico-2024

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Mercado Imobiliário

Construtora inaugura nova sede em Porto Belo e marca expansão no mercado imobiliário

A empresa está consolidada nos ramos dos empreendimentos de médio padrão e planeja ingressar nos nichos mercadológicos do alto e altíssimo padrões

Mercado Imobiliário

Cauã Reymond anuncia projeto imobiliário em Santa Catarina

O objetivo é criar empreendimentos que promovam uma conexão profunda com a natureza

Mercado Imobiliário

VÍDEO: RDO apresenta apartamento decorado do Boulevard Royal Residence

A atmosfera litorânea e a qualidade RDO compõem um convite à visitação

Mercado Imobiliário

Empresa de Porto Belo desenvolve janelas termoacústicas que reduz barulho e 90% do calor

Além do conforto acústico, essas esquadrias oferecem uma excelente eficiência térmica

Mercado Imobiliário

Itajaí tem uma demanda de 4,3 mil unidades habitacionais por ano, aponta pesquisa

Construção civil em Itajaí se destaca com crescimento populacional e alta demanda por moradias

Mais notícias

Tempo

Quarta-feira terá predominância de sol e tempo firme em SC

Temperaturas podem chegar a 26°C em algumas regiões

Trânsito

BR-101 terá pontos de bloqueio nas próximas madrugadas, informa a PRF

Confira os dias, horários e pontos de fechamento da rodovia