Os casos confirmados após a festa ajudaram a aumentar a quantidade de infectados na cidade
Na cidade de Bagé, no Rio Grande do Sul, 55 pessoas testaram positivo par ao novo coronavírus após participarem de uma cerimônia religiosa de umbanda. Mais de 100 participantes compareceram ao evento. Dias depois, parte começou a apresentar sintomas da doença, 80 pessoas foram testadas, 55 estão com a doença.
A comemoração religiosa foi no final do mês de junho. A Vigilância em Saúde suspendeu por 90 dias o alvará de atividade da casa onde ocorreu a cerimômina.
Os casos confirmados após a festa ajudaram a aumentar a quantidade de infectados na cidade, que vinha se mantendo baixa, e motivou a instalação de duas tendas de triagem, para dar conta da demanda por exames RT-PCR.
Bagé chegou a ser a cidade do interior com mais casos de coronavírus, no início da pandemia. O ritmo de contaminação desacelerou, e de acordo com o último boletim do governo do estado, a cidade é a 47ª em número de infectados, com 189. A primeira morte pela doença no município foi confirmado no último domingo (12).
Na contagem da prefeitura, porém, o número de infectados é maior: 209. Uma pessoa está internada em UTI com suspeita da doença, e outras três pacientes de Covid-19 estão em leitos clínicos.