keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Vigilância Epidemiológica orienta pessoas que tiveram contato com água da chuva

O principal risco é o de contrair leptospirose, que é uma doença transmitida aos seres humanos pelo contato com água ou lama contaminadas pela urina de roedores (ratos)

Acidentes com animais peçonhentos e doenças como tétano, infecções respiratórias e toxinfecções alimentares são alguns dos riscos que as pessoas que tiveram contato com a água dos alagamentos podem correr. Por isso, o Departamento de Vigilância Epidemiológica (DEVE) de Balneário Camboriú alerta sobre os cuidados necessários para evitar acidentes e prevenir doenças.

O principal risco é o de contrair leptospirose, que é uma doença transmitida aos seres humanos pelo contato com água ou lama contaminadas pela urina de roedores (ratos). É uma doença grave, que se não diagnosticada e tratada a tempo, pode levar ao óbito. Portanto, as pessoas que sentirem febre, dor de cabeça e dores no corpo no período de um a 30 dias após o evento, devem procurar imediatamente um serviço de saúde e informar que tiveram contato com água ou lama da enxurrada. O tratamento deve ser iniciado logo após a suspeita para evitar que a doença evolua para as formas mais graves.

É importante salientar ainda que todo o alimento que tiver tido contato com as águas dos alagamentos deve ser descartado. O consumo de água e de alimentos contaminados pode provocar as chamadas doenças de transmissão hídrica e alimentar (DTHA), como diarreia, cólera, febre tifoide, meningites por enterovírus e hepatites A e E.

Medidas de prevenção

Evite contato com água ou lama dos alagamentos e não deixe que crianças brinquem no local.

Use botas e luvas quando trabalhar em áreas com água possivelmente contaminada, como é o caso de alagamentos.

Pessoas que trabalham na limpeza de lama, entulho e esgoto devem usar botas e luvas de borracha para evitar o contato da pele com água e lama contaminadas. Se isso não for possível, usar sacos plásticos duplos amarrados nas mãos e nos pés.

Quando as águas baixam, é necessário retirar a lama e desinfetar as casas, sempre se protegendo com luvas e botas. O chão, paredes e objetos devem ser lavados e desinfetados com água sanitária, na proporção de dois copos (400 ml) do produto para um balde de 20 litros de água, deixando agir por 10 minutos.

Jogue fora alimentos e medicamentos que tiveram contato com a água dos alagamentos.

Lembre-se que serpentes, aranhas, lagartas e escorpiões podem estar em qualquer lugar da casa, principalmente em locais escuros. Nunca coloque as mãos em buracos ou frestas. Use ferramentas como enxadas, cabos de vassoura e pedaços compridos de madeira para mexer nos móveis. Bata os colchões antes de usar e sacuda cuidadosamente roupas, sapatos, toalhas e lençóis.

Em caso de encontrar animais peçonhentos dentro da residência, afaste-se lentamente, sem assustá-los. Nunca pegue esses animais diretamente com as mãos, mesmo que pareçam estar mortos.

Como agir em caso de acidentes com animais peçonhentos:

O acidentado deve procurar imediatamente o serviço de saúde, para que seja devidamente atendido.

Nunca se deve chupar o local da picada. Não é possível retirar o veneno do corpo, pois ele é rapidamente absorvido pela corrente sanguínea.

Não amarre o braço ou a perna do acidentado porque isso dificulta a circulação do sangue, podendo produzir necrose ou gangrena.

Não corte o local da lesão. Alguns venenos produzem hemorragia e o corte aumentará a perda de sangue.

Se forem encontrados animais peçonhentos na residência ou arredores, ligar na ouvidoria da prefeitura no telefone 0800-644-3388, no Centro de Controle de Pragas Urbanas (CCPU) no número 3366-4593 ou na Guarda Municipal no telefone 153. Em caso de dúvidas, entrar em contato com o Departamento de Vigilância Epidemiológica no telefone 3363-4170.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Tempo

VÍDEO: Chuva intensa preocupa para as próximas horas

Alerta do Inmet prevê grandes acumulados até a tarde de terça-feira