keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Vigilância alerta sobre os riscos da Leishmaniose

Um caso de leishmaniose canina foi apontado recentemente por uma clínica veterinária de Navegantes. Diante da informação, a Vigilância Epidemiológica e Vigilância Sanitária alertam a população e as clínicas veterinárias para que tenham atenção e […]

Um caso de leishmaniose canina foi apontado recentemente por uma clínica veterinária de Navegantes. Diante da informação, a Vigilância Epidemiológica e Vigilância Sanitária alertam a população e as clínicas veterinárias para que tenham atenção e cuidados redobrados, afinal o protozoário da leishmaniose pode ser transmitido aos cães e humanos.

A leishmaniose visceral canina é uma enfermidade causada por um protozoário transmitido por meio de picada da fêmea do mosquito-palha infectado – Lutzomyia longipalpis. A espécie também ataca humanos e a doença pode levar à morte em 90% dos casos, quando não há tratamento.

De acordo com a veterinária da Vigilância Sanitária, Danyelle Pantaleão Martins, essa zoonose está entre as seis mais relevantes enfermidades infecto-parasitárias do mundo, sendo a segunda protozoose mais importante da atualidade, perdendo apenas para a malária. “No momento, não temos mais casos suspeitos, mas precisamos sensibilizar a rede de saúde para que os profissionais saibam identificar e tratar de maneira adequada. Ao suspeitar de um cão com leishmaniose o médico veterinário deve notificar oficialmente a Vigilância Epidemiológica do município,” destacou a veterinária.

Sintomas

Os principais sintomas provocados pela doença em cães são: perda de peso, queda de pelos, lesão nos olhos, crescimento e deformação das unhas, além de paralisia das pernas e desnutrição.

Já em humanos estão febre de longa duração, aumento do fígado e baço, perda de peso e fraqueza.

Orientação

Os médicos veterinários que suspeitarem de leishmaniose visceral canina deverão realizar a coleta de 5 ml de sangue, em tubete sem anticoagulante e procurar a Vigilância Epidemiológica, encaminhando a amostra. A análise desta amostra será realizada no LACEN/SC, sem nenhum custo ao proprietário ou médico veterinário.

Tratamento

Conforme o CRMV – Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Santa Catarina – recentemente foi aprovado no MAPA um medicamento à base de miltefosina para o tratamento de cães. No entanto, não há cura parasitária, apenas cura clínica e haverá necessidade de acompanhamento veterinário para o resto da vida do animal porque o tratamento não impede que o cão seja fonte de infecção para flebótomos livres do protozoário. Desse modo, a possibilidade de eutanásia deve ser considerada e ainda é recomendação do Ministério da Saúde.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias