keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Tradição de 200 anos, Porto Belo celebra a pesca com o Festival do Camarão

Evento chega à 4ª edição com gastronomia típica e programação voltada à família

traficante e preso em flagrante em palhoca 1550785565 Visor Notícias

 

A cada novo nascer do sol, uma esperança avistada no mar. Para quem é pescador, os anos dedicados à captura do camarão são bem mais do que experiência profissional. São alento, sobrevivência, sustento familiar. Em Porto Belo, Litoral Norte de Santa Catarina, aproximadamente350 famílias vivem da pesca artesanal, neste ano, juntas, já pescaram aproximadamente 52 toneladas de camarão. Iguaria que projeta renda e reforça a tradição local do município litorâneo que leva à mesa diferentes receitas. Tamanha relação fez com que o município criasse o Festival do Camarão que chega a sua 4ª edição durante os festejos do aniversário de 185 anos da cidade. O evento promete levar a gastronomia típica para a Praça da Bandeira com vários pratos à base do fruto do mar, em combinações que enobrecem ainda mais o sabor.

Entre as novidades deste ano, um risoto de camarão que será produzido em uma panela especial com capacidade para 2,4 mil litros. Tudo será servido gratuitamente para cerca de 3,5 mil pessoas que visitarem a festa no domingo (15/10). A programação inicia já na sexta-feira (13/10), 19h, com abertura oficial e show nacional de Jeann & Julio. Durante os três dias, seis espaços gastronômicos oferecerão o melhor da culinária com o camarão como base principal das receitas. Ao longo dos dias, muita música, atrações culturais como coral e apresentação de dança e uma feira de artesanato que mostrará aos visitantes o talento manual dos artesãos locais. Haverá ainda Espaço Kids com brincadeiras lúdicas. “A programação foi pensada com foco na família, nas pessoas que amam esta iguaria do mar e que consideram como algo importante esta manutenção da tradição”, comenta a presidente da Fundação Municipal de Turismo, Zene Drodowski.

A festa marca o esquenta para a temporada de Verão e reflete diretamente na economia do município, com movimentação no comércio e na hotelaria. Os organizadores acreditam que 30 mil pessoas circulem pelos três dias do Festival do Camarão.

A história da pesca chega aos 200 anos

A ligação de Porto Belo com o camarão vem desde a colonização. Chamada de Enseada das Garoupas, a região vinha recebendo portugueses e açorianos desde o descobrimento do Brasil. Embora avaliassem ser uma terra infrutífera para a agricultura, destacavam sempre a segurança da enseada, com águas tranquilas e navegáveis. Nos anos 1750, enfim foram enviados 60 casais açorianos para iniciar um novo povoado. Levou tempo para que houvesse um crescimento que viabilizasse a manutenção do grupo neste trecho do Litoral brasileiro.

Em 1818, com a vinda de mais cem pessoas da região açoriana de Ericeira, instalou-se aqui a colônia de Nova Ericeira, com o principal objetivo de repetir a atuação de além-mar, e iniciar a atividade pesqueira na região. O nome logo foi substituído por Vila de São Bom Jesus dos Aflitos de Porto Belo, que em 1932, sob decreto imperial, virou município (Porto Belo), desmembrado de São Francisco.

São praticamente 200 anos de dedicação ao mar, grande parceiro profissional e aliado da economia local. Nestes dois séculos, foi testemunha e protagonista de histórias de vida, de superação, de identidade histórica com este belo trecho do Litoral catarinense.

 

Saiba mais sobre a pesca do camarão em Porto Belo

Bairros mais comuns: Araçá, Centro e Santa Luzia

Colônia de Pescadores: Z8, formada por 4 mil pescadores, sendo 800 ativos e com uma presidente mulher: Asta Jandt dos Santos

 

Serviço

O quê: 4º Festival do Camarão de Porto Belo

Quando: de 13 a 15 de outubro

Horário: sexta (13/10) das 19h à 1h; sábado (14/10) das 11h à 1h; domingo (15/10) das 11h às 22h.

Ingressos: entrada gratuita

Local: Praça da Bandeira, Centro, Porto Belo

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 26 de fevereiro a 1º de março

Nos 238 pontos monitorados pelo Instituto no litoral catarinense, 170 estão próprios para banho

Cidades

Após bom resultado em Itapema e BC, Governo de SC autoriza compra de 10 motolâncias para Florianópolis e Palhoça

Tecnico de enfermagem é quem pilota a moto e realiza o socorro rápido, antes da chegada das ambulâncias

Cidades

Draga holandesa retorna de Itajaí e dá início a segunda etapa do engordamento da praia em Jurerê Tradicional

Alargamento da praia de Jurerê será o maior já feito em Florianópolis e terá 3,38 km de obras- tanto a parte internacional quanto tradicional

Cidades

Vereador Alexandre Xepa prevê a demolição de imóveis abandonados em Itapema

Se aprovada, a medida permitirá que o município tome medidas concretas, incluindo a demolição, quando necessário, e posterior cobrança dos custos aos proprietários

Cidades

Balcão da Cidadania inicia atendimentos à população na Câmara de Itapema

Primeiro serviço disponível foi para a emissão de carteira de identidade, feita pelo Legislativo em parceria com a Polícia Científica de Santa Catarina

Mais notícias

Colunas e Blogs

Governo Lula limita uso de GLO a apenas um decreto em 13 meses

Confira na Coluna Esplanada de hoje direto de Brasília

Infraestrutura

Etapas do esgotamento sanitário de Bombinhas são apresentadas para moradores

Mais de 23 quilômetros de tubulações já foram instaladas na cidade