keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Prefeitura de Camboriú estima que mil famílias foram atingidas pela chuva

Dados devem justificar a decretação de Estado de Emergência. Defesa Civil, Assistência Social e Agentes Comunitários de Saúde visitam as residências desde o início desta sexta-feira

 A Prefeitura de Camboriú trabalha desde a manhã da quinta-feira, dia 11, para verificar a possibilidade de decretar Situação de Emergência no município. Nesta sexta-feira, dia 12, os servidores municipais iniciaram a coleta de informações sobre as perdas e danos das famílias atingidas pelas enxurradas. A estimativa da Defesa Civil é de que mais de mil famílias tenham sofrido sérios prejuízos decorrentes das inundações e deslizamentos de terra.

Para os coletar os cadastros nos bairros Santa Regina, Areias, Cedro, Rio Pequeno, São Francisco de Assis e Lídia Duarte, foram mobilizados servidores das secretarias de Proteção e Defesa Civil, Assistência Social e Administração. Os Agentes Comunitários de Saúde estão mapeando as incidências nos bairros Taboleiro, Monte Alegre e Conde Vila Verde. A expectativa é de que na segunda-feira, dia 15, todas as famílias já tenham sido visitadas, bem como os danos e perdas mapeados para justificar o decreto.

As medidas respeitadas para efetivação legal da Situação de Emergência seguem as exigências da Instrução Normativa nº 02/2016, do Ministério da Integração Nacional. O diagnóstico da Defesa Civil municipal é de que Camboriú se enquadra no nível II quanto à intensidade dos desastres, que corresponde a desastres de média intensidade. “Nesse nível, se enquadram os danos e perdas que são superáveis e suportáveis pelo governo local com o apoio dos governos Estadual e Federal”, explica o secretário Flávio Geraldo.

De acordo com o prefeito Elcio Rogério Kuhnen, o decreto só será publicado se verificado que os danos na cidade realmente se enquadram no exigido pela legislação nacional. “Estamos trabalhando com muita agilidade, mas também muita responsabilidade, para usar todos os recursos possíveis. Nossa prioridade é atender a população de Camboriú com respeito e seriedade”, defende.

Apoio e doações

Na tarde desta sexta-feira, dia 12, os deputados estaduais Dirce Heiderscheidt e Vicente Caropreso visitaram Camboriú para averiguar os estragos causados pelas inundações e deslizamentos de terra e oferecer auxílio. Dirce Heiderscheidt e o prefeito Elcio Rogério Kuhnen circularam pelas ruas com maiores danos na cidade. A deputada se prontificou a auxiliar na arrecadação dos itens necessários para os moradores que tiveram suas casas invadidas pela água: roupas de verão, produtos de limpeza, alimentos, colchões e roupas de cama.

Quem deseja contribuir com as famílias prejudicadas pela enxurrada pode deixar sua doação na sede da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, que fica na Rua Presidente Costa e Silva, número 329. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas, e o telefone para contato é o (47) 3365 0607.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Geral

Defesa Civil de SC entrega assistência humanitária para cidade de Paulo Lopes

Decretos de Situação de Emergência, foram emitidos até o momento, por seis municípios