keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Porto de Itajaí realiza treinamento para Simulado de Emergência

Foram aplicadas normas de combate a incêndios e práticas de resgate em altura

pm confirma morte de mulher e negociacao dura 12 horas em balneario camboriu 1554285805 Visor Notícias

As Gerências de Meio Ambiente e de Operações realizaram, por meio da Superintendência do Porto de Itajaí, mais uma sequência de treinamento do Simulado de Emergência no mês de dezembro. O objetivo foi promover a integração dos órgãos com o Porto de Itajaí, bem como dar aos 48 participantes noções básicas de organização e preparação adequada em situações de emergência. A ação foi aplicada no berço 01 da área arrendada e berço 03 da área pública.

As práticas envolveram os cenários do Plano de Emergência Individual (PEI) e Plano de Controle de Emergência (PCE) do Porto de Itajaí. As atividades principais foram as de combate a incêndio e resgate em altura, em que os participantes testaram diversos procedimentos que são adotados em casos de emergência, como também as equipes de resposta.

“Estes exercícios de simulados servem justamente para treinarmos e capacitarmos todos os representantes de órgão e usuários do complexo, principalmente a classe dos trabalhadores portuários”, destaca a Gerente de Meio Ambiente, Médelin Pitrez dos Santos.

Compareceram os servidores do Porto e APM Terminals e de outras instituições, como brigadistas de incêndio e colaboradores da Segurança Portuária que atuam junto ao Centro de Controle e Comunicação (CCCOM), da Guarda Portuária, brigadistas de incêndio da APM Terminals, equipes da SUATRANS/ECOSORB, Unimed (que atuaram como espectadores e equipes de socorro), OGMO, Corpo de Bombeiros e demais órgãos que compõe o Complexo Portuário de Itajaí.

“Nunca tivemos grandes situações de emergência para serem solucionadas, mas nossas brigadas da Guarda Portuária e da APM Terminals sempre estiveram a postos e são muito bem treinadas para qualquer tipo de emergência”, afirma o Gerente de Operações, Ricardo Amorim.

O Assessor de Direção do Porto de Itajaí, Héder Cassiano Moritz, destaca a importância dos exercícios e faz uma análise da atuação destas atividades. “O simulado de resgates em altura é extremamente fundamental, porque no ambiente portuário existem equipamentos que podem apresentar dificuldades de acesso. Para o Porto de Itajaí é importante ter esse reconhecimento em nível nacional junto a Secretaria Nacional de Portos (SNP) e ANTAQ, pois demonstra que a Autoridade Portuária de Itajaí está cumprindo seu papel”, disse Héder.

De acordo com informações da Gerência do Meio Ambiente, outro treino de Simulado de Emergência está programado para março de 2018 com o tema “vazamentos de produtos perigosos”, que contará com a participação direta dos representantes dos órgãos intervenientes do Complexo Portuário de Itajaí e demais órgãos de segurança e defesa civil.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Geral

Mais de 800 mil pessoas já declararam o Imposto de Renda 2024 em SC

Prazo para envio começou no dia 15 de março e segue até 31 de maio