keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Itapema volta a sofrer com ligações irregulares de esgoto

Manchas pretas, características de ligações clandestinas, inundam a praia e se dissipam na água do mar, causando muita indignação

 Uma série de vídeos tomou conta das redes sociais nesta quarta-feira (10) denunciando uma corrente de água com características de esgoto, na Rua 205. Esta galeria de água pluvial direciona para o mar as águas resultantes das chuvas que ocorreram hoje pela manhã. Nestas galerias misturam-se às aguas da chuva lançamentos de áreas ainda não cobertas por rede de esgoto, bem como o fluxo oriundo de ligações clandestinas que deságuam na galeria pluvial da Rua 205.

Concessionária Conasa nega envolvimento no caso

Ao contrário do que muitos cogitaram, isso não foi resultado do transbordamento da estação de tratamento de esgoto ou de alguma elevatória. “Não tem como, não existe essa possibilidade porque a estação de tratamento de esgoto da CONASA lança o efluente tratado no Rio da Fita, seguindo todas as exigências e determinações do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), 430 de 2011, além da Lei Estadual 14.675 de 2009 e Portaria FATMA Nº 017/02. O que se vê nos vídeos é galeria pluvial, que deveria ser usada apenas para transportar a água da chuva até o mar”, explicam os técnicos da Companhia Águas de Itapema.

Eduardo Vergutz, engenheiro e superintendente da Companhia, diz ainda que a estação de tratamento de esgoto está performando normalmente, ou seja, sem nenhum tipo de problema e que as elevatórias, todas a beira mar, denunciariam se tivesse alguma problema, já que estão absolutamente visíveis.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Segurança

Uma mulher foi morta a cada 4 dias e meio em março em SC

Do total de 20 feminicídios, 10 ocorreram apenas em março deste ano