keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Itajaí divulga balanço de ações na área ambiental

Recuperação da restinga e projeto de castração de animais foram algumas das principais ações

bolsonaro condecora em israel militares que trabalharam em brumadinho 1554121679 Visor Notícias

A área ambiental de Itajaí recebeu fortes investimentos em 2017. Recuperação de parte da restinga da Praia Brava, escola sustentável, trilha noturna, aplicativo para denúncia ambiental e Projeto de Castração de animais da Vila da Paz foram algumas das ações da Fundação do Meio Ambiente de Itajaí (FAMAI).

No total, foram expedidas 405 licenças, uma média de 37 licenças por mês. Um dos fatores que contribuíram para o grande número de licenças foi a agilidade da equipe da Famai: 82% dos processos analisados foram finalizados em 2 meses, sendo que o prazo máximo legal é de 3 meses.

Em 2017, foram realizadas 95 palestras, 503 castrações em animais, 10687 mudas foram doadas, 16058 mudas produzidas e 14533 visitaram o Parque do Atalaia.
“Estamos felizes com o trabalho realizado esse ano e já temos grandes ações agendadas para 2018. O objetivo sempre é contribuir para a preservação do meio ambiente e na melhoria da qualidade de vida dos itajaienses.”, comentou o Superintendente da Famai, Victor Valente Silvestre.

Para o próximo ano, a Famai tem algumas ações em andamento: reforma do Centro de Educação Ambiental, requalificação do espaço do mirante do Parque do Atalaia, sistema digital de licenciamento ambiental, digitalização dos processos de licenciamento ambiental, demarcação e requalificação do Parque da Ressacada.

Veja abaixo as principais ações promovidas pela Famai em 2017:

1. PROJETO LIGA NA REDE: Projeto de ligação na rede publica de coleta e tratamento de efluentes na bacia do Ribeirão do Cassino da Lagoa. Mais de 2.000 pessoas atendidas e interrupção em mais de 100 kg de matéria orgânica que eram despejados no Ribeirão.

2. GESTÃO DE PRAIAS: Encaminhamento do Termo de Delegação à gestão de praias urbanas e elaboração da instrução normativa que irá disciplinar o uso da faixa de areia nas praias de Itajaí.

3. RECUPERAÇÃO DE RESTINGA: Realização do projeto de recuperação de parte da restinga da Praia Brava com retirada de espécies exóticas e plantio de espécies nativas.

4. CERCAMENTO DA PRAIA BRAVA: Realização de parceria com a iniciativa privada para cercamento de mais de 500 metros lineares da restinga da Praia Brava.

5. FAMAI NOS BAIRROS: Idealização e realização do Projeto FAMAI nos bairros, iniciado neste ano de 2017, que promoveu mais de 56 palestras e o plantio de 8 hortas escolares, levando educação ambiental à população de Itajaí

6. MATERIAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Produção de mais de 10.000 exemplares de material de educação ambiental, sem custo, financiado através de parceria com a Editora Ambiental.

7. SEMANA DO MEIO AMBIENTE: Realização da XXII Semana do Meio Ambiente com mais 20 atividades durante os dias 05 a 10/06.

8. TRILHA NOTURNA: Realização da trilha noturna do parque do Atalaia, que reuniu mais de 130 pessoas em 7 edições.

9. ESCOLA SUSTENTÁVEL: Conclusão das obras da escola Padre Jardim Anchieta, a primeira escola sustentável de Itajaí.

10. AQUISIÇÃO DE UM DRONE: Aquisição de um Drone para realização de fiscalização ambiental e vistorias em processos de licenciamento ambiental.

11. MICROCHIPAGEM DE ANIMAIS: Abertura processo licitatório para microchipagem de animais, ferramenta mais eficaz e segura para o controle dos animais.

12. APLICATIVO FAMAI: Desenvolvimento do aplicativo da FAMAI, um aplicativo único em toda Santa Catarina, sendo a única fundação de meio ambiente do estado, capaz de atender denúncias ambientais através de fotos georeferenciadas.

13. DIAGNÓSTICO SOCIOAMBIENTAL: Abertura de processo licitatório do diagnóstico socioambiental da área urbana do município, a fim de subsidiar os estudos do plano diretor, identificando as áreas urbanas consolidadas.

14. DEFESA DE AUTOS DE INFRAÇÃO: Realização de um convênio com o Escritório Modelo de Advocacia da UNIVALI para oportunizar as defesas de autos de infração de pessoas hipossuficientes.

15. PROJETO VILA DA PAZ: Realização do Projeto de Castração da Vila da Paz, em conjunto com a Sec. de Saúde, resultando na castração de mais de 287 animais.

16. CENTRAL DE TRIAGEM: Conclusão das obras da Central de Triagem e Reciclagem de Resíduos Sólidos Municipais, com recursos decorrentes de acordo judicial.

17. MAREJADA: Participação na MAREJADA com distribuição de mais 1450 mudas de espécies nativas e doação de 26 animais nos 11 dias.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Segurança

Homem morre em acidente com carreta na área de escape da BR-376 entre SC e PR

A colisão envolveu um guincho e uma carreta que estava sendo rebocada

Eleições

Diogo Santos aposta em desenvolvimento planejado com infraestrutura para Porto Belo

O pré-candidato a prefeito de Porto Belo esteve no Visor Eleições 2024, que irá entrevistar os pré-candidatos pelas próximas semanas