keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Itajaí define regras para uso e ocupação da faixa de areia para Verão 2017/2018

A grande novidade deste ano é o apoio do Procon na fiscalização. Os usuários também poderão denunciar irregularidades pelo aplicativo da Fundação do Meio Ambiente (Famai).

pai e filho sao presos agredindo guarda municipais de transito em blumenau 1554047571 Visor Notícias

O verão começa nesta quinta-feira (21) e o Município de Itajaí apresenta a normatização para o uso da faixa de areia durante a temporada 2017/2018. A grande novidade deste ano é o apoio do Procon na fiscalização. Os usuários também poderão denunciar irregularidades pelo aplicativo da Fundação do Meio Ambiente (Famai).

A Instrução Normativa, que deve ser seguida por todos os empreendimentos das praias Brava e Cabeçudas que desejam disponibilizar mesas, cadeiras, espreguiçadeiras, guarda-sóis, tendas e similares na faixa de areia, é composta por 24 artigos e estabelece regras específicas para compatibilizar o atendimento do veranista com a preservação ambiental, fomento à economia e respeito ao consumidor.

A normatização do uso da faixa de areia foi desenvolvida por quatro organismos municipais: Secretaria de Urbanismo, Secretaria de Turismo, Famai e Procon. “O órgão de defesa ao consumidor agora integra a equipe de fiscalização municipal e vamos garantir que nenhum frequentador das praias de Itajaí tenha direitos restringidos”, reforça o responsável pelo Procon, Raphael Fonseca.

Em caso de descumprimento, o estabelecimento infrator será primeiramente notificado. Com a reincidência, terá a suspensão de atendimento de praia, apreensão dos equipamentos e lavratura de auto de infração. A Instrução Normativa também prevê, na ocorrência de mais uma notificação, a impossibilidade de o estabelecimento requerer autorização para uso da faixa de areia na temporada de verão 2018/2019.

O loteamento da praia, sempre alvo de muitas polêmicas, fica proibido pela normativa. Na Praia Brava, o estabelecimento comercial ou condomínio poderá deixar montado, no máximo, cinco conjuntos. Além disso, o documento destaca que esses equipamentos estarão automaticamente à disposição da população gratuitamente por se tratar de área pública, inclusive àqueles com caixa térmica ou similar.

A Instrução normativa ainda estabelece que a utilização do espaço é gratuita, não pode ser cobrada consumação mínima, a taxa de 10% de serviço e gorjeta são opcionais e não pode haver multa por perda de comanda. Os estabelecimentos com atendimento na faixa de areia também deverão disponibilizar contentores de lixos orgânicos e recicláveis.

Como denunciar
Procon, Famai e Secretaria Municipal de Urbanismo farão fiscalização periódica para garantir o integral cumprimento da Instrução Normativa Verão 2017/2018. Irregularidades poderão ser denunciadas aos três órgãos competentes, bem como no telefone 151 do Procon e também pelo aplicativo para celular da Famai. No app, é possível tirar fotografias e registrar as ocorrências em tempo real.

__________________________

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Segurança

Homem é preso duas vezes em menos de dez dias em BC

Recorrente em furtos, ele foi preso na manhã de segunda-feira (22)

Tempo

Vai-e-vem de chuva e sol marca a semana em Santa Catarina

Esta terça-feira (23), deve começar com temperaturas amenas, em torno de 18°C