Polícia

Guarda Municipal recebe novo integrante para o K9

Nesta quinta-feira (07), a Guarda Municipal de Balneário Camboriú recebeu através de uma doação mais um cachorro para a equipe de patrulhamento com cães K-9, o pastor belga malinois “Tyson”. Ele foi adotado nesta manhã, em um encontro na Secretaria de Segurança, onde o prefeito Fabrício Oliveira assinou o termo de adoção.

Tyson tem apenas cinco meses de idade e durante o próximo ano irá passar por um treinamento específico para servir como cão farejador, porém de personalidade sociável. Sua atuação será principalmente em rondas escolares e eventos públicos. Enquanto isso, o Cão Black será utilizado em patrulhamentos ostensivos.

Seu nome é em homenagem a seus dois antigos donos, Vanessa Cristina de Borba, de 31 anos e seu marido Francisco Joaquim Brites Gonçalves, de 35 anos. Ela é atleta de boxe e ele, treinador. Com muito carinho, ela o chamava de Gordinho, pois era o mais pesado dentre seus seis irmãos. “Sabemos que ele vai trabalhar para o bem da sociedade e que é o lugar em que ele mais será bem tratado”, diz Vanessa. “A importância do Tyson é imensurável. Antes tínhamos que trabalhar com um cão só, o Black, e era muito difícil para nós e para ele”, disse um dos integrantes do K-9, Íkaro Soares Costa.

Para que o cão fosse adotado pela Guarda Municipal, foi necessária uma reforma no canil, que agora tem capacidade para abrigar outros cachorros. Com isso, surgem planos para a adesão de outros animais, afirma o secretário de segurança Gabriel Castanheira. “Estamos adquirindo mais dois cães e nosso canil ficará com quatro cães. O cachorro é uma ferramenta muito útil em Balneário Camboriú para a busca de drogas e armas. Porém com um cão só não conseguíamos cumprir com as necessidades da cidade, eles também precisam descansar. Com o futuro reforço conseguiremos fazer uma escala e teremos cães agindo 24h”, disse.