keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Farmácias de Camboriú serão fiscalizadas pela Vigilância Sanitária

Força-tarefa irá verificar se farmacêuticos realizam a venda de medicamentos com ação antibiótica conforme estipula a lei.

 
Ação irá verificar se farmacêuticos realizam a venda de medicamentos com ação antibiótica conforme estipula a lei. Fiscalizações também buscam coibir a cultura de automedicação em moradores do município

 
Serão realizadas durante o mês de novembro fiscalizações da Vigilância Sanitária em farmácias de Camboriú. As vistorias terão caráter de conferência e orientação, e buscam controlar o estoque e a venda de medicamentos com ação antibiótica. Todas as 40 unidades presentes no município serão fiscalizadas.
 
A comercialização de medicamentos com ação antibiótica só é permitida perante receita. Por conta disso, farmacêuticos devem lançar as vendas feitas ao longo do dia num sistema ligado à Anvisa. “As informações sobre a dispensação no sistema, o estoque físico e o número de receitas devem estar de acordo. As três informações precisam bater. Nós vamos cumprir o que está vigente em lei”, enfatiza a diretora de Vigilância em Saúde, Josiane Farias, quanto ao motivo para execução das fiscalizações.
 
Além do controle da comercialização dos medicamentos, as fiscalizações também têm como objetivo refrear a cultura da automedicação em moradores do município. “Comprar e fazer uso de medicamentos sem o acompanhamento de um profissional é uma prática que não deve ser seguida. Isso pode desencadear reações alérgicas; em interação com outras medicações, pode cortar o efeito de ambos; entre outros exemplos. No caso dos medicamentos com ação antibiótica, a automedicação causa resistência bacteriana e faz com que o organismo não alcance mais os efeitos terapêuticos esperados de algumas medicações”, pontua a diretora.
 
Uma fiscal do setor e a diretora, que é farmacêutica formada, integram a equipe das vistorias. A ação também será realizada em outras cidades do estado, seguindo a orientação do Ministério da Saúde. Quem estiver em desacordo com a lei sofrerá autos de infração e, em casos mais graves, ter a farmácia interditada. Além disso, farmacêuticos que fizerem a venda de medicamentos com ação antibiótica ou de princípio ativo sem a apresentação de receita médica podem sofrer penalizações específicas do Conselho de Farmácia ou até ser preso, enquadrado por tráfico de drogas, com pena de três a 15 anos de detenção.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Esportes

Balneário Camboriú e Itajaí recebem primeira etapa do Circuito Catarinense de Padel

O evento espera reunir mais de 500 atletas de diversas faixas etárias, desde os 10 até os maiores de 55 anos, nas categorias masculina e feminina

Tecnologia

Cão-robô que custa aproximadamente R$ 8 mil é visto passeando em BC

O modelo identificado como Unitree Go2, foi popularizado recentemente pelo DJ Alok que também tem um