keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Exportações catarinenses tiveram aumento de 4,​8% em janeiro

2018 começa bem para o comércio exterior em Santa Catarina

De acordo com especialista no setor, número mostra que os negócios internacionais devem alavancar a economia este ano. Pequenas e médias empresas também podem aproveitar o momento
 
O ano começou com uma ótima notícia para o comercio exterior catarinense. O panorama econômico da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) mostra que, em janeiro, a exportação teve um acréscimo de 4,8% frente ao mesmo mês no ano passado, com mais de R$ 591 milhões de vendas para os países estrangeiros. Os indícios de reaquecimento da economia são percebidos também pelo crescimento significativo nas importações. Elas tiveram um aumento de 29,78% se comparadas com janeiro de 2017. 

Segundo Erica Debossan Reinert, diretora da UP Comex que soma mais de 20 anos de atuação com comércio internacional em Santa Catarina, os números refletem as oportunidades que as empresas catarinenses têm quando passam a ver o mundo como seu mercado. “Temos produtos e serviços inovadores, que podem e devem ultrapassar fronteiras. É importante que as companhias pensem nas transações para o exterior de forma estratégica nas questões tributárias e legais”, diz. 

A complexidade das operações de comércio internacional muitas vezes afasta os pequenos e médios negócios dessa possibilidade. Erica comenta que, a partir do momento em que contam com trades e operadoras com capacidade para entender a sua realidade, empresas de qualquer porte poderão ampliar o seu olhar sobre o mercado. “Na UP Comex nós trabalhamos com projetos interdisciplinares e customizados. Há pequenas indústrias que nos procuraram com o desafio de buscar oportunidades internacionais. Nós descobrimos um imenso potencial que estava inexplorado até então”, comenta. 

Conforme dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic), o ano de 2017 encerrou com saldo positivo para as exportações em Santa Catarina, somando US$ 8,51 bilhões. Foi um acréscimo de 12% em relação ao mesmo período de 2016. O destaque foi para o agronegócio, que respondeu por 65% das exportações do estado.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Toalhas Atlântica recebe selo de ouro do Programa ABVTEX

O Programa, criado pela Associação Brasileira do Varejo Têxtil, garante o cumprimento de práticas ligadas à responsabilidade social corporativa

Geral

Balneário Camboriú tem ciclo de palestras para corretores de imóveis

Inscrições são gratuitas mas vagas são limitadas

Geral

Égua ganha festa ‘da Barbie’ em Itajaí

Marina possui a égua Pierta há dois anos e meio

Geral

Biostone Consultoria Ambiental inaugura novo escritório em Porto Belo

Com compromisso na preservação do meio ambiente e na busca por soluções inovadoras, a Biostone se posiciona como uma líder no segmento ambiental

Geral

Luiz Alves decreta situação de emergência por infestação de Maruim e testa solução biológica com drones

Uso de Controlador Biológico do Maruim começou na última semana em Luiz Alves

Mais notícias

Política

Promobis será votado na Câmara de Itapema nesta terça (23)

Caso aprovado, Itapema fará parte do projeto de transporte integrado dos municípios da Amfri