keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Especialista dá dicas sobre como prevenir as principais doenças do verão

Antes de realizar todas as inúmeras atividades de verão é bom ter conhecimento e tomar cuidado com as doenças para que ao final de um dia divertido, as consequências não incluam surpresas desagradáveis como idas constantes a médicos e farmácias durante as férias

itajai investe quase r 5mi em uniformes escolares para rede municipal de ensino 1554981962 Visor Notícias

A temporada de verão de rende praias cheias, restaurantes e lanchonetes lotados e passeios ao ar livre banhados com a luz do sol. Entretanto, ao realizar todas essas atividades, é bom ter conhecimento e tomar cuidado com as doenças para que ao final de um dia divertido, as consequências não incluam surpresas desagradáveis como idas constantes a médicos e farmácias durante as férias.

A desidratação é comum durante os meses mais quentes, já que é nessa época em que mais transpiramos. Por isso, é recomendável o consumo de, pelo menos, dois litros de água por dia e frutas com alto teor do líquido. “Desidratação se evita com consumo adequado de água. Pode ser através de água pura ou suco, leite, frutas (melancia e melão e laranja)”, diz a médica dermatologista do ambulatório de especialidades do Hospital Ruth Cardoso, Andréa Bauer Bannach.

Além das conhecidas doenças causadas pelo excesso de sol, é possível ter problemas com água do mar e de piscinas, já que o excesso de tempo submerso pode causar otite, uma infecção que pode ser causada por bactéria, vírus ou fungo. Os principais sintomas da otite são dor, febre e queda de estado geral. Para evitar o incômodo, é necessário dosar o tempo que se passa dentro da água.

As doenças dermatológicas também marcam presença no ranking das mais comuns na estação, e uma delas é a micose, conhecida popularmente por “impinge”. A micose nada mais é do que uma infecção superficial da pele por fungo, e costuma ocorrer em áreas como virilha e entre os dedos do pé. “O local que a micose se prolifera tende a ser úmido e quente. Enxugar bem o corpo após o banho e usar roupas frescas ajuda a evitar a doença”, fala Andréa.

Outra doença de cunho dermatológico e muito comum em crianças nessa época é a chamada “brotoeja”, nome popular da miliária. Os sintomas implicam em aparições de lesões cutâneas que podem causar coceira intensa. “A miliária é causada pela obstrução das glândulas sudoríparas. É mais comum em bebês, em especial se a mãe coloca muita roupa nos filhos. O tratamento é basicamente colocar menos roupa e deixar a criança em ambiente arejado”, explica a dermatologista.

Vale ressaltar que todas essas patologias podem surgir em qualquer época do ano, não apenas no verão. Por isso, é importante prevenir e, em caso de aparecimento de sintomas, procurar imediatamente um médico especialista.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 26 de fevereiro a 1º de março

Nos 238 pontos monitorados pelo Instituto no litoral catarinense, 170 estão próprios para banho

Cidades

Após bom resultado em Itapema e BC, Governo de SC autoriza compra de 10 motolâncias para Florianópolis e Palhoça

Tecnico de enfermagem é quem pilota a moto e realiza o socorro rápido, antes da chegada das ambulâncias

Cidades

Draga holandesa retorna de Itajaí e dá início a segunda etapa do engordamento da praia em Jurerê Tradicional

Alargamento da praia de Jurerê será o maior já feito em Florianópolis e terá 3,38 km de obras- tanto a parte internacional quanto tradicional

Cidades

Vereador Alexandre Xepa prevê a demolição de imóveis abandonados em Itapema

Se aprovada, a medida permitirá que o município tome medidas concretas, incluindo a demolição, quando necessário, e posterior cobrança dos custos aos proprietários

Cidades

Balcão da Cidadania inicia atendimentos à população na Câmara de Itapema

Primeiro serviço disponível foi para a emissão de carteira de identidade, feita pelo Legislativo em parceria com a Polícia Científica de Santa Catarina

Mais notícias

Mercado Imobiliário

Apartamentos de um dormitório são os que mais valorizam no país, segundo relatório FipeZap

Edifício Voz, do Vivapark Porto Belo, é exemplo de empreendimento de estúdios de alto padrão

Turismo

Conheça os tesouros históricos e culturais de Porto Belo

Assista a reportagem completa do quadro Visor Verão