keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Escultura é instalada na praia da Sepultura em Bombinhas

Objetivo é formar uma galeria subáquatica. Artista Pita Camargo já possui outras obras instaladas na Ilha do Arvoredo.

No último domingo, dia 3, no Trapiche da Prainha, a Prefeitura de Bombinhas realizou a solenidade de instalação da escultura Bio Vida III, do escultor Pita Camargo no fundo do mar na Praia da Sepultura, dentro do projeto da galeria Subaquática de Bombinhas, a primeira do Brasil. O evento fez parte do calendário oficial de Abertura da Temporada de Verão, promovida pela Prefeitura de Bombinhas, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico – Setur. Outras duas obras do artista já estão no fundo do mar de Bombinhas, uma na Ilha das Galés, implantada em 1993, e ou na Ilha do Arvoredo, instalada em 2014.

Bombinhas foi escolhida pelo escultor pelas características da cidade, com praias de águas cristalinas e referência nos pontos de mergulhos. O objetivo da Galeria Subaquática é de se tornar um grande atrativo, não só para o município, mas para todo o Estado de Santa Catarina e para o Brasil, potencializando ainda mais a atividade do mergulho. O projeto busca promover a reflexão acerca da preservação marinha e propicia mais desenvolvimento ao turismo náutico e cultural da região.

A escultura em mármore intitulada Bio Vida III tem 75cm altura, 36cm de largura e 115cm de  comprimento e tem aproximadamente 500 quilos. Foi fixada a aproximadamente quatro metros de profundidade e contou com o apoio de mergulhadores para ser instalada. Para o transporte da obra, que estava exposta no Paço Municipal, foi necessária a utilização de um caminhão guindaste. O encaminhamento até o mar foi feito com barco de pesca. Ela está instalada em uma fenda submersa entre as pedras, fixada num tubo de concreto com 100cm de altura e 37cm de largura, e travada com pinos de aço inox. A instalação da escultura contou com o apoio da Prefeitura; Escola de Mergulho Submarine; e pescadores locais. 

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias