Turismo

Escultura é instalada na praia da Sepultura em Bombinhas

No último domingo, dia 3, no Trapiche da Prainha, a Prefeitura de Bombinhas realizou a solenidade de instalação da escultura Bio Vida III, do escultor Pita Camargo no fundo do mar na Praia da Sepultura, dentro do projeto da galeria Subaquática de Bombinhas, a primeira do Brasil. O evento fez parte do calendário oficial de Abertura da Temporada de Verão, promovida pela Prefeitura de Bombinhas, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico – Setur. Outras duas obras do artista já estão no fundo do mar de Bombinhas, uma na Ilha das Galés, implantada em 1993, e ou na Ilha do Arvoredo, instalada em 2014.

Bombinhas foi escolhida pelo escultor pelas características da cidade, com praias de águas cristalinas e referência nos pontos de mergulhos. O objetivo da Galeria Subaquática é de se tornar um grande atrativo, não só para o município, mas para todo o Estado de Santa Catarina e para o Brasil, potencializando ainda mais a atividade do mergulho. O projeto busca promover a reflexão acerca da preservação marinha e propicia mais desenvolvimento ao turismo náutico e cultural da região.

A escultura em mármore intitulada Bio Vida III tem 75cm altura, 36cm de largura e 115cm de  comprimento e tem aproximadamente 500 quilos. Foi fixada a aproximadamente quatro metros de profundidade e contou com o apoio de mergulhadores para ser instalada. Para o transporte da obra, que estava exposta no Paço Municipal, foi necessária a utilização de um caminhão guindaste. O encaminhamento até o mar foi feito com barco de pesca. Ela está instalada em uma fenda submersa entre as pedras, fixada num tubo de concreto com 100cm de altura e 37cm de largura, e travada com pinos de aço inox. A instalação da escultura contou com o apoio da Prefeitura; Escola de Mergulho Submarine; e pescadores locais.