keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Camboriú terá ações de prevenção às DSTs para o carnaval

Além da distribuição de camisinhas masculinas e femininas, gel lubrificante e material educativo, moradores também poderão fazer testes rápidos para sífilis e HIV

 A Secretaria de Saúde de Camboriú iniciou uma série de ações de sensibilização e prevenção às infecções sexualmente transmissíveis com foco no carnaval. A programação inclui a distribuição de camisinhas masculinas e femininas, gel lubrificante e materiais educativos em casas noturnas, bares e em todas as unidades de saúde do município. Os materiais preventivos também serão distribuídos em duas ações pontuais no Centro e bairro Monte Alegre, com a oferta de testagem rápida para sífilis e HIV.

No bairro Monte Alegre, a distribuição de materiais preventivos será nessa quinta-feira, dia 8, a partir das 13h30 e até às 20 horas no estacionamento do supermercado Komprão Koch Atacadista – na Rua Monte Agulhas Negras, nº 298. A coordenadora do Centro de Diagnóstico e Tratamento (Cedit) de Camboriú, Gabriela Torres, reforça que todos os testes são oferecidos gratuitamente pelo município.

Na sexta-feira, dia 9, a ação de prevenção e sensibilização contra as infecções transmitidas sexualmente segue para a Praça das Figueiras, no centro da cidade, das 9 às 16 horas. “Durante as festas de carnaval, aumenta o consumo de bebidas alcoólicas, utilização de drogas e o número de parceiros sexuais, sendo comum a prática de relação sexual desprotegida. Mas a camisinha é o método mais eficaz para prevenir-se contra doenças sexualmente transmissíveis”, reforça Gabriela.

Testes rápidos o ano todo

Durante todo o ano, a testagem rápida contra HIV, sífilis e também de hepatites virais pode ser realizada pelos moradores de Camboriú em todas as unidades de saúde do município e na sede do Cedit. O secretário de Saúde, Ronnye Peterson Nasser dos Santos, destaca que não é necessário agendamento para os testes rápidos e o resultado fica disponível em até uma hora.

“Camboriú registrou novos casos de infecção por HIV em 2017, sendo a maior quantidade na faixa etária de jovens adultos, entre 18 e 30 anos. Todos que tiveram relações sexuais desprotegidas estão sujeitos a contrair DSTs. Nesses casos, é preciso realizar as testagens para poder iniciar logo o tratamento, se for necessário”, completa o secretário. 

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias