keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Camboriú regula Serviço de Inspeção Municipal

Secretaria de Agricultura fará a inspeção e emissão do Registro para produtores de alimentos de origem animal na cidade  

A Prefeitura de Camboriú regulamentou o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) dos alimentos de origem animal produzidos na cidade. O decreto 3.284, assinado pelo prefeito Elcio Kuhnen, atribui à Secretaria de Agricultura a responsabilidade por inspecionar todas as etapas da produção, manipulação ou processamento desses alimentos, sejam industriais ou artesanais. Ela também irá emitir os Certificados de Registro no SIM para os estabelecimentos inspecionados que estejam de acordo com as normas exigidas em território nacional, assim, a população poderá conferir o selo do SIM nas embalagens antes de comprar, se assegurando da qualidade dos produtos.

“Esse é um passo muito importante para o desenvolvimento da nossa economia, porque profissionaliza os produtores locais. Também abre caminho para em breve o produtor camboriuense conseguir expandir seu mercado para fora da cidade, já que os critérios municipais serão os mesmo do sistema de inspeção nacional”, explica o prefeito Elcio Kuhnen. Segundo o secretário de Agricultura, Eduardo Melo Rebello, a regulamentação do SIM também deve abrir caminho para que pequenos produtores desenvolvam seus negócios e conquistem mais espaço no mercado local, aumentando sua renda.

Quem produz e processa alimentos de origem animal na cidade deve procurar a Secretaria de Agricultura para solicitar a inspeção e emissão do registro. Para fazer o pedido, é preciso apresentar cópia do CPF, RG ou CNPJ. Também será exigido o cadastro de produtor rural na Secretaria de Estado da Fazenda, quando produtor rural e, quando pessoa jurídica, o CNPJ e Inscrição Estadual. Samara Stella Soares, supervisora de inspeção do SIM, explica que todos os detalhes das exigências serão esclarecidos para o produtor que procurar a Secretaria de Agricultura.

“O serviço de inspeção em Camboriú vai seguir todos os critérios do SISB, que é o Sistema Brasileiro de Inspeção”, afirma a supervisora. Isso significa que serão avaliadas as instalações do terreno e a planta de produção, a manipulação dos alimentos de acordo com as normas de vigilância sanitária, o processo de trabalho dos funcionários, o licenciamento ambiental, entre outras exigências, descritas no decreto que regulamenta o SIM. “Tudo será explicado para o produtor e vamos acompanhá-lo durante o processo de adequação do que for preciso para que ele seja capaz de atender às exigências”, completa Samara.

Apenas quem cumprir todas as regras irá receber a certificação do Serviço de Inspeção Municipal. O extensionista rural da Epagri, Oderlei Márcio Anschau, defende que, com o SIM regulamentado, o empreendedor que trabalha com alimentos processados de origem animal terá a clareza de como produzir com qualidade e segurança, dentro das normas de boas práticas de produção. “Ganha o empreendedor, que vai comercializar seu produto de forma legal, facilitando suas vendas, e também ganha o consumidor, que vai ter certeza de que estará comprando um produto seguro e de qualidade, produzido pela economia local”, completa.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 26 de fevereiro a 1º de março

Nos 238 pontos monitorados pelo Instituto no litoral catarinense, 170 estão próprios para banho

Cidades

Após bom resultado em Itapema e BC, Governo de SC autoriza compra de 10 motolâncias para Florianópolis e Palhoça

Tecnico de enfermagem é quem pilota a moto e realiza o socorro rápido, antes da chegada das ambulâncias

Cidades

Draga holandesa retorna de Itajaí e dá início a segunda etapa do engordamento da praia em Jurerê Tradicional

Alargamento da praia de Jurerê será o maior já feito em Florianópolis e terá 3,38 km de obras- tanto a parte internacional quanto tradicional

Cidades

Vereador Alexandre Xepa prevê a demolição de imóveis abandonados em Itapema

Se aprovada, a medida permitirá que o município tome medidas concretas, incluindo a demolição, quando necessário, e posterior cobrança dos custos aos proprietários

Cidades

Balcão da Cidadania inicia atendimentos à população na Câmara de Itapema

Primeiro serviço disponível foi para a emissão de carteira de identidade, feita pelo Legislativo em parceria com a Polícia Científica de Santa Catarina

Mais notícias

Mercado Imobiliário

Apartamentos de um dormitório são os que mais valorizam no país, segundo relatório FipeZap

Edifício Voz, do Vivapark Porto Belo, é exemplo de empreendimento de estúdios de alto padrão

Turismo

Conheça os tesouros históricos e culturais de Porto Belo

Assista a reportagem completa do quadro Visor Verão