keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Bombinhas aposta no novo sistema de água como solução do desabastecimento

Além dos trechos que estão em andamento, a concessionária aguarda a autorização de Porto Belo para retomar o trecho de 2,5 quilômetros no município vizinho.

A concessionária Águas de Bombinhas trabalha para concluir a obra que garantirá o abastecimento da cidade. Além dos trechos que estão em andamento, a concessionária aguarda a autorização de Porto Belo para retomar o trecho de 2,5 quilômetros no município vizinho.

Neste meio tempo, a instalação do novo sistema continua em ritmo acelerado tanto em Bombinhas quanto em Tijucas. O projeto contempla 27 quilômetros de adutora que levará água bruta da captação no rio Tijucas até o morro de Zimbros, onde está sendo construída a nova Estação de Tratamento de Água.

Nos últimos dias Bombinhas bateu recorde de público reforçando a cidade como um dos principais destinos turísticos do Brasil. A estimativa é de que aproximadamente 500 mil pessoas passaram a noite de Ano Novo no município, o que comprova a grande procura dos turistas pela cidade.

Com o alto número de visitantes, o consumo de água aumenta significativamente e o grande problema é a produção de água. Para abastecer Bombinhas durante os meses mais quentes do ano, são necessários 16 milhões de água por dia, de forma continuada e sem interrupções. Porém, o atual sistema tem capacidade de apenas 8,5 milhões de litros, sem a garantia de continuidade – ou seja, praticamente metade do necessário.

A boa notícia é que a solução está adiantada e esta é a última temporada que a cidade enfrenta este transtorno. De acordo com o diretor-presidente da Águas de Bombinhas, Ricardo Miranda, o cenário da região mudará completamente em alguns meses com a implantação do novo sistema. “A obra vai transformar a realidade do município, melhorando a qualidade de vida da população, o turismo e a economia”, comenta.

São mais de 50 milhões de investimentos somente neste sistema de água, o maior em saneamento do estado de Santa Catarina, com recursos próprios sem depender de contrapartida de recursos públicos. Além de Bombinhas, os municípios de Itapema e Porto Belo também serão diretamente beneficiados com o novo sistema. “Isso porque o manancial que hoje abastece Bombinhas é também compartilhado entre Porto Belo e Itapema. Uma vez que Bombinhas for autossuficiente no abastecimento, o volume de água que hoje é extraído do Rio Perequê fica para os municípios vizinhos”, explica Ricardo Miranda.

Para atenuar a falta de água, a concessionária disponibiliza caminhões-pipa que vêm trabalhando 24 horas para superar as dificuldades de locomoção na cidade. Conforme a diretora-executiva da concessionária, Thaís Forest Gallina, “os pipas não solucionam o déficit de produção de água, mas são um paliativo para quem está desabastecido. Um dos maiores desafios é a logística destes caminhões, por isso trabalhamos também de madrugada para que eles possam circular melhor”. 

Para pedir um caminhão-pipa, o morador deve procurar os canais de atendimento da empresa. Os caminhões ficarão à disposição durante toda a temporada, quando se encerra o período do plano verão.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Inusitado

Cidade de SC usa superdrones na luta contra infestação de maruim

Esses drones são equipados para dispersar um controlador biológico que altera o pH dos ovos dos mosquitos, impedindo novos nascimentos.

Inusitado

Corpos de vítimas do acidente que deixou sete mortos são trocados

O erro só foi descoberto quando familiares abriram o caixão de Maria Arlete